Avançar para o conteúdo principal

Djerba, o paraíso turquesa


A ilha de Djerba encontra-se a poucos quilómetros da costa da Tunísia, estando ligada por uma "calçada romana" ao continente. O destino paradisíaco é cada vez mais procurado pelas suas águas quentes e cristalina, pela areia fina pontilhada por palmeiras e pelo clima mediterrâneo temperado com o calor árido trazido pelos ventos do deserto.


Dada a escassez de água na ilha, a "calçada romana" permite também o fornecimento de água através de condutas que abastecem os luxuosos resorts turísticos. Eu recomendo o Seabel Aladin Djerba, um resort de 3 estrelas, com uma relação qualidade-preço imbatível, com praia privativa incrível e limpa, muita animação e uma piscina que bate qualquer estância de 4 estrelas.


A melhor forma de chegar à ilha é através do Aeroporto de Djerba-Zarzis e neste caso compensa recorrer às agências de viagens, onde é possível adquirir pacotes com voo e estadia em regime de tudo incluído por cerca de 500€, dependendo da época do ano.


Mal o avião começa a rasar o litoral apercebemo-nos que estamos a chegar a um destino paradisíaco, com a água turquesa e as centenas de palmeiras a dançar com a brisa, contudo, apenas se confirma a teoria quando chegamos às praias incríveis que a ilha tem para oferecer e mergulhamos naquelas águas quentes, como se de um caldinho se tratasse, onde o difícil, é conseguir sair (ao contrário do que acontece aqui no Norte!).


Apesar dos pontos fortes da ilha serem, sem dúvida, o seu clima e as suas praias, a vertente cultural é também extremamente rica e interessante, valendo a pena visitar o Museu de Guellala, que ilustra aspetos da vida quotidiana tunisina, localizado no ponto mais alto da ilha, com os seus vertiginosos 53 metros de altura.


A capital e única verdadeira cidade de Djerba é Houmt Souk, onde nos podemos deliciar com o autêntico espírito da ilha, uma urbanização pitoresca, com as suas portas e janelas pintadas de turquesa e recheada dos tradicionais mercados ao ar livre, para vibrarmos com as cores das especiarias, chás, artesanato e toda a agitação do quotidiano local.


Para uma experiência religiosa que transcende todos os sentidos, é indispensável uma visita à Sinagoga de El Ghriba, um dos mais antigos templos judaicos do mundo. As mulheres devem tapar a cabeça com um lenço, os homens usam o quipá e todos se devem descalçar antes de entrar no espaço sagrado e apreciar em silêncio a arquitetura para, logo de seguida, deixar uma mensagem no muro das lamentações judaico.


Quanto à gastronomia tunisina, baseia-se muito em cuscuz, legumes e carne temperada com um molho de sabor bastante característico. Sinceramente não fiquei fã (mas também toda a gente sabe que sou muito esquisito com o que como) e daí ser apologista de se optar por um alojamento com regime de tudo incluído, uma vez que os buffets costumam oferecer uma diversidade de comida internacional e adaptada ao gosto de todos.


A ilha está artilhada com uma verdadeira panóplia de atividades para os tempos livres, desde desportos aquáticos, parapente, passeios de moto-quatro, a camelo e até mesmo uma excursão num barco pirata.

Para saberes com o que contares se decidires partir numa aventura ao deserto do Saara, clica aqui.


Quanto à moeda local, é o dinar tunisino (TND) e aconselho-te a levantares no multibanco à chegada um montante que seja suficiente para o que pretendes gastar, uma vez que são cobradas taxas de conversão a cada levantamento. É considerado crime a importação e a exportação da divisa, pelo que é importante trocares o montante do dinheiro que te sobrar por euros no aeroporto, antes de embarcares de volta a casa.


É também importante entender que a Tunísia é um país extremamente pobre e o choque cultural é inevitável, mas é isso mesmo que lhe confere a sua beleza e carácter únicos. Contrariamente ao que se possa pensar, em nenhum momento me senti inseguro, notando-se apenas um reforço do patrulhamento do exército devido à crise de ataques terroristas que ameaça o mundo.


Se estás a pensar visitar a ilha, este é o momento para agarrares a oportunidade em que os preços estão ridiculamente baixos e voltar para casa, inevitavelmente, apaixonado(a) por este destino. Qualquer dúvida ou para mais instruções, fico à tua espera nos comentários abaixo.

Comentários

  1. Espectacular relato fiquei assustada com a minha visita do deserto nao sei se vou ser capaz obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alexandra. Claro que vai ser capaz, é mesmo a não perder :)
      Obrigado nós pelo feedback e uma ótima viagem!

      Eliminar
  2. Boa noite, gostaria de saber qual a agencia que escolheu para fazer o seu pacote de viagem.
    Adorei o site relato, estou aínda mais curiosa e com vontade de ir para Djerba de lua de mel.
    Muito obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cátia! Nós reservámos pela Best Travel.
      Nós é que agradecemos o seu comentário e ficamos extremamente contente por termos ajudado na decisão! Vão adorar Djerba! E já agora, muitas felicidades para os pombinhos :)

      Eliminar
  3. Olá, gostava muito de fazer a excursão ao deserto, já fiz uma pesquisa acerca disso, mas existem milhentas opções e opiniões bastante diferentes dos visitantes ! Há quem fale em comprar as excursões fora do hotel! Compraram a excursão para o deserto no vosso hotel(Seabel aladin)?! ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, nós compramos a excursão no hotel! Foi organizada pela nossa agência de viagem :p

      Eliminar
    2. Toda a gente que fica nesse hotel compra a mesma excursão Então certo ?! O hotel onde pernoitaram era razoável?!

      Eliminar
    3. Não sei se é aplicável a toda a gente do hotel. É mesmo organizado pela agência, que tem colaboradores que tratam disso e falam inclusivamente português! Se reservar por esta agência, depois fazem uma reunião no hotel onde apresentam todas as excursões.
      O hotel do deserto é razoável, mas nada de especial :/

      Eliminar
  4. Boa tarde,

    Adorei o feedback acerca da viagem.

    Tenho viagem marcada para dia 12 de Agosto e vamos para o hotel Seabel Aladin..

    Quero fazer a excursão ao mercado e a Ilha dos Flamingos para estas excursões e para os recuerdos quanto devo levar?

    Obrigada.

    Atentamente,
    Ana Monteiro

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde,
    Gostaria de saber se o tempo no fim de março, princípio de abril é bom para ir passar uma semana de férias, a ideia era aproveitar o bom tempo e a praia :)
    Obrigada pela atenção,

    Idalina Pedro

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Como fazer check-in online na Ryanair

Mediante os preços praticados por esta companhia, é exigido ao cliente a realização do processo de check-in online, que consiste na recolha de dados pessoais dos passageiros. O check-in abre 30 dias antes de cada voo para reservas com assentos reservados e 7 dias antes para as restantes reservas, pode ser realizado até 2h antes da viagem. A falta da realização deste procedimento e a não apresentação dos cartões de embarque no aeroporto no momento da partida, pressupõe o pagamento de uma taxa suplementar de 70€. 1º Passo - Seleccionar a opção de check-in online na página inicial da Ryanair; 2º Passo - Escolher uma das opções para introduzir os dados da viagem. Eu opto sempre pela 3º uma vez que é a única que não exige o número de reserva nem outros dados específicos; 3º Passo - Será apresentada uma página com os prazos de abertura do check-in, entre outras informações adicionais. Após a sua leitura, clica em continuar. 4º Passo - Colocar um visto no no

Como fazer check-in online na Easyjet

1º Passo - Abrir o site da Easyjet e clicar em "Check-online" no canto superior direito. 2º Passo - Na janela que vai aparecer, preencher com o último nome do passageiro e com o número de referência da reserva que se encontra no email que recebeste. 3º Passo - Clicar na barra de "Check-in" do voo de ida. 4º Passo - Vai surgir uma janela para se optar por um seguro de viagem, no entanto eu nunca utilizo porque para além de achar que é um gasto supérfluo, penso que é desnecessário em viagens de pequeno curso. 5º Passo - Caso necessites de algum extra de última hora, como a possibilidade de escolher lugar ou adicionar bagagem de porão, este é o momento para o fazer. Caso contrário basta clicar em "Continuar para o check-in" no canto superior direito. 6º Passo - Este passo é referente a segurança a aeroportuária e contém avisos sobre o que não se pode transportar na mala de cabine. Após atentar sobre todos eles

Medicamentos: o que precisa saber se for viajar de avião

Saber que medicamentos se pode levar numa viagem de avião é uma questão muito importante, não só para evitar atrasos no aeroporto, mas também para não ser barrado e ver a medicação deitada no lixo.  Embora a maior parte dos medicamentos de venda livre, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, possam ser transportados sem problema, todos os que precisarem ser indicados por um médico, como os anti-hipertensores ou antidiabéticos, devem ser acompanhados de receita médica. Assim, a  regra de ouro é: Todos os medicamentos prescritos por um médico devem ser acompanhados da receita médica, idealmente em português e inglês . Além disso, dependendo do país, ou países que se vai visitar, as leis sobre o uso de medicamentos variam (especialmente fora da União Europeia) e, por isso, deve-se sempre procurar saber sobre o tipo de medicamentos permitidos/de venda livre nesses países ou, melhor ainda, fazer uma consulta do viajante. Regras básicas para viajar com medicamentos Os medica